Subscribe
Youtube
Heart


Heitor Ferrer O líder do PDT na Assembléia Legislativa, deputado Heitor Férrer, abriu a sessão plenária dessa terça-feira (10/03) criticando o Governo por destinar R$ 250 milhões para a construção de um aquário em Fortaleza. O projeto integra as ações de revitalização da Praia de Iracema, mas, para o pedetista, representa o desvirtuamento das prioridades orçamentárias do Estado.

Ele classificou o aquário como “casa para peixe” e considerou mais importante o Executivo preocupar-se com os problemas na segurança pública, citando como exemplo o caso do médico baleado ontem e que está em estado grave, e na educação, lembrando a questão da municipalização de 87 creches em Fortaleza.

O parlamentar admitiu que não pode imputar ao governador Cid Gomes toda a responsabilidade pelos altos índices de violência e o impasse em torno das seis mil crianças sem atendimento por conta do fechamento das creches. Contudo, ponderou que, desde o fim do Governo de Tasso Jereissati, nenhuma outra administração tomou ações de impacto social.

Para Férrer, houve uma acomodação dos gestores desde então. “Engana-se redondamente o Governo que pensa que vai mudar esse perfil de violência se não houver uma inversão de prioridades. Que Governo é esse que constrói casa para peixe, quando seis mil crianças estão abandonadas? Enquanto as creches não chegarem, não vamos defender aquário, porque aquário é para a Espanha, para a França”, pontuou.

Heitor avaliou como melhor investimento, a aplicação dos R$ 250 milhões na construção de casas populares. Em 2008, segundo ele, foram levantadas somente 3,5 mil moradias, número analisado pelo pedetista como muito pequeno.

Em apartes, os deputados Moésio Loiola (PSDB) e Artur Bruno (PT) comentaram as declarações do líder partidário. O tucano reforçou o pedido por melhorias para a segurança pública e o petista rebateu as acusações de falta de prioridade.

Moésio argumentou que o problema da segurança não é “privilégio” do Ceará. Porém, afirmou que o sistema, do modo como está, não satisfaz a população. “A estrutura não está trincada. Ela está quebrada e apartada”, salientou.

Bruno se contrapôs às críticas feitas ao aquário. Para ele, o investimento é necessário, vai incrementar o setor turístico local, e não implica na redução de valores para outras pastas. “O que o Estado e a Prefeitura puderem fazer para investir nessa área com a ajuda do Governo Federal, deve ser feito”, salientou.

Por fim, ele salientou que o Executivo também está investindo no aperfeiçoamento dos equipamentos de segurança pública e que a Prefeitura está agilizando a reabertura das creches.
BC/CG

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário