Subscribe
Youtube
Heart


Reunião de comissão A Comissão de Defesa Social aprovou nesta terça-feira (10/03) dois requerimentos propondo a realização de audiências públicas para discutir questões relativas à segurança. O primeiro foi apresentado pelo deputado Moésio Loiola (PSDB), que pediu debate sobre os problemas de segurança pública da região Norte do Estado do Ceará. O outro, de autoria do deputado Nelson Martins (PT), requer debate sobre a segurança bancária.

Moésio justificou sua proposta, citando a insegurança no município Tianguá, caracterizada, segundo ele, pela prática de assaltos, tráfico de drogas e assassinatos. De acordo com o parlamentar tucano, a violência vem se estendendo às cidades vizinhas, como foi o caso do município de Viçosa do Ceará, onde ocorreram dois latrocínios nos últimos dois meses. “Os moradores estão apavorados”, relatou, cobrando o apoio conjunto dos poderes do Estado, na busca por soluções imediatas para a resolução dos problemas.

O parlamentar sugeriu as presenças do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro; do comando da Polícia Militar da Capital e do Interior no debate.

Reforçando a importância da audiência, o presidente da Comissão, deputado Edson Silva (DEM), destacou a necessidade de discutir a violência no Estado, com ênfase para a questão das casas de recuperação de jovens infratores. Ele frisou que esses equipamentos têm o papel fundamental na ressocialização de jovens infratores e, assim, conter o aumento do índice de violência.

O deputado Vasques Landim (PSDB) disse que a discussão envolvendo insegurança tem sido constante em todas as instituições, mas “as medidas e ações vêm lentamente dos órgãos que fazem a segurança pública”.

O deputado Heitor Férrer (PDT) admitiu que o Governo do Estado está “reunindo esforços para conter a violência, como a compra de equipamentos caros”, empregados na repressão. No entanto, para ele, a extinção da violência não se dá somente pela repressão, mas com a implantação de políticas públicas em todas as áreas. “As pessoas precisam de uma escola de qualidade, de uma garantia de emprego, do contrário, isso causará a violência e cabe ao Estado contê-la”, ressaltou.

O outro requerimento aprovado, de autoria do líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), propõe debate sobre a segurança bancária no Estado do Ceará. Ele justificou sua proposta, argumentando ter havido um aumento do número de assaltos a bancos e clientes. “É necessário, portanto, uma resposta rápida por parte das autoridades para pôr fim a golpes que trazem temor à população e aos bancários que trabalham nas dependências das instituições financeiras no Estado”, ressaltou.

As datas e locais das duas audiências aprovadas ainda serão definidas pela comissão.
LS/CG

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário